A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA PARA A ADVOCACIA

 

 

Atualmente, o famoso brocardo latino “Dormientibus non succurit jus (O direito não socorre aos que dormem)” não deve ser empregado somente para a aplicação do direito material e processual em si, mas também para todos os campos da profissão dos advogados, principalmente com o avanço das ferramentas tecnológicas que vem, na maioria das vezes, para facilitar a vida e o trabalho de todos os operadores do direito.

Para ser um profissional eficiente, em todas as áreas de mercado, é necessário ter familiaridade e até mesmo proficiência na área da tecnologia, pois são diversas as ferramentas que compõem o dia a dia do advogado e do empresário e inúmeras outras que facilitam e viabilizam o exercício da advocacia.

Um exemplo são os softwares de gestão, que vem para facilitar o trabalho e a atuação do advogado, ajudando no controle de atividades, controle de prazos, gestão de dados e documentos e até mesmo na administração do escritório.

A plataforma Google disponibiliza uma outra ferramenta de extrema relevância para todas as áreas de atuação, o “Google Alerts” (Alertas Google), que permite o monitoramento do que vem sendo abordado na internet sobre tópicos e assuntos de seu interesse.

O Google Alerts é de grande importância para a advocacia pois através dele é possível monitorar o que vem sendo falado na internet sobre seus clientes ao definir alertas com nome da empresa e nome dos sócios, ficando atualizado do que vem sendo publicado na internet. Outro ponto importante é ficar informado sobre assuntos de seu interesse, como por exemplo tópicos relacionados a sua área de atuação, novidades do mercado, novas áreas de atuação, entre outras coisas. Outra função é rastrear o que vem sendo falado sobre você ou seu escritório nas publicações feitas na internet. É possível, também fazer um mapeamento de oportunidades de trabalho, vagas de emprego e áreas de atuação, com base nos alertas criados.

Portanto, a evolução tecnológica vem em uma grande crescente, sendo de extrema importância para os advogados e empresários manterem-se atualizados e informados, pois grande parte de tais inovações podem ser utilizadas para facilitar e viabilizar o trabalho dos advogados.

Eduardo Seije Abrão - OAB/SP 332.160. Bacharel em Direito pela FMU/SP. Pós-Graduado em Direito Tributário pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP). Aprimoramento em Contratos pela Harvard University/Online (EUA). Especialização em Blockchain e DLTs para Negócios pela Mosaico University/Blockchain Academy. Presidente da Comissão do Jovem Advogado - 125ª Subseção Santana da OAB São Paulo. Membro do National Legal Mentoring Consortium - Estados Unidos.


Cadastre seu e-mail e receba nosso boletim eletrônico:

Facebook

Instagram